A Renault Trucks, pioneiro em eletromobilidade que oferece a mais ampla gama de soluções de transporte descarbonizadas do mercado europeu, e o fabricante alemão de carroçarias Schwing-Stetter, líder em sistemas de transporte de betão, combinaram os seus conhecimentos. Juntos, desenvolveram uma solução 100% elétrica, fornecendo uma alternativa de emissão zero para profissionais da indústria da construção.
O transporte de concreto requer uma alta carga útil por razões técnicas e económicas. Por exemplo, um camião a diesel equipado com um misturador convencional pode transportar até 8 m3 de concreto na maioria dos países europeus, dependendo das regulamentações nacionais. A transição para o elétrico, devido ao peso da bateria, reduz essa capacidade. Para resolver este problema, a Renault Trucks concebeu um modelo único de cinco eixos: o Renault Trucks E-Tech C 10x4, capaz de transportar até 10 m3 de concreto.
Apesar de ter um eixo adicional, este camião mantém uma excelente manobrabilidade, essencial para navegar em ambientes urbanos e aceder a estaleiros de construção restritos. Graças a uma arquitetura redesenhada – incluindo o reposicionamento vertical das baterias atrás da cabine – o espaço libertado do chassis permite uma curta distância entre eixos e um raio de viragem reduzido.
Solução competitiva e descarbonizada
Além disso, a Schwing Stetter desenvolveu um misturador de concreto totalmente elétrico, alimentado diretamente pelas baterias do camião. Esta solução integrada permite zero emissões de CO2 durante a operação.
Com uma autonomia de até 140 km com uma carga intermédia de 45 minutos (ou 110 km com uma única carga), este camião pode completar quatro viagens diárias de 35 km, uma distância adequada às rotas típicas entre centrais de betão e estaleiros de construção. A Renault Trucks apoia os seus clientes na seleção do número certo de baterias e na otimização da estratégia de carregamento, evitando o sobredimensionamento que poderia reduzir a capacidade de carga útil, aumentar os custos operacionais totais e aumentar desnecessariamente a pegada ambiental.
Graças ao dimensionamento ideal da bateria, maior capacidade de carga útil e custos de energia mais baixos, este novo veículo elétrico garante um custo competitivo por metro cúbico transportado de concreto em comparação com os modelos a diesel, cumprindo as mais rigorosas regulamentações ambientais.
O Renault Trucks E-Tech C 10x4 estará disponível na Suíça, Irlanda, Holanda, Luxemburgo, Finlândia e Eslováquia, onde os regulamentos permitem que os camiões rígidos de cinco eixos operem até 42 toneladas (sujeito à legislação nacional). A Renault Trucks defende a harmonização dos regulamentos europeus para acelerar a adoção da tecnologia elétrica para o transporte de betão.
Com esta inovação conjunta, a Renault Trucks e a Schwing Stetter reafirmam o seu compromisso com a descarbonização do transporte, cumprindo simultaneamente os requisitos de produtividade e competitividade da indústria do betão.
PR